top of page
Andréia Teixeira

Visto de turismo para o México, como tramitar

Atualizado: 24 de ago. de 2022

Desde 18 de Agosto de 2022 o México voltou a exigir o visto físico para brasileiros que desejam visitar o país a turismo. Confira a seguir como realizar o trâmite.


O México passou a exigir dos brasileiros que pretendem visitar o país a turismo a apresentação do visto físico no passaporte, esse visto deve ser tramitado de forma pessoal em um dos Consulados ou Embaixada no Brasil, mediante agendamento prévio no site.


O processo para iniciar a solicitação do visto de turismo para o México se inicia na página da Embaixada do México no brasil, ali estarão contidas as informações quanto ao sistema de agendamentos e a documentação que precisa ser apresentada no Consulado no dia da entrevista.


Para realizar o agendamento é necessário acessar o site Visas/Vistos (sre.gob.mx) e fazer o cadastro no sistema de citas, após o cadastro finalizado o sistema disponibilizará as datas e Consulados disponíveis para o agendamento.


Com o agendamento realizado, é necessário começar a providenciar a documentação exigida, nesse ponto é preciso ater-se a dois principais requisitos quando se solicita um visto : solvência econômica e vínculos com o país.


Vejamos a seguir os documentos a serem apresentados no Consulado para o trâmite do visto de turismo para o México :


1 - Original e cópia de passaporte vigente;

2 - Preenchimento do formulário para visto;

3 - Foto colorida com fundo branco;

4 - Comprovante que conta com emprego, pensão ou aposentadoria;

5 - Comprovante de renda - contracheque OU Decore dos últimos 3 (três) meses;

6 - Caso não possua o Decore, extratos bancários dos último s 3 (três) meses cujo saldo FINAL de cada mês seja no mínimo 13 mil reais;

7 - Documento que comprove a posse de imóvel ( matrícula de imóvel)


Basicamente seriam esses os documentos que devem providenciados para o trâmite do visto mexicano de turismo, cada Consulado do México no Brasil possui uma listagem diferente, com valores de renda mínima exigida, porém, no geral, a documentação direciona para o mesmo sentido.


Importante destacar que quando se entra num processo de tramitação de visto é necessário providenciar o maior número de documentos possíveis, tais documentos precisam demonstrar a sua solvência econômica e os vínculos que possui com o seu país, no caso, o Brasil.



O visto de turismo para o México tem um custo de 48 dólares, aproximadamente R$ 260,00 a serem pagos diretamente no Consulado.


O prazo de validade mínimo do visto quando concedido é de 180 dias e o prazo máximo é de 10 anos. Esse prazo refere-se ao prazo de entrada no país e não o prazo de permanência.


Por fim, nunca é demais mencionar que a entrada no trâmite e apresentação dos documentos exigidos não significa aprovação de visto, a aprovação irá depender da autoridade Consular, que irá analisar e deferir ou não a solicitação.



Se você ficou com dúvidas, envie um email para nosso escritório : contato@andreiateixeira.adv.br


Siga no instagram para mais dicas de Direito Internacional e Imigração na América do Norte ( México, Estados Unidos e Canadá) :

@andreiateixeiraadvogada


Andréia Teixeira

Advocacia Internacional e Migratória

Consultoria e Assessoria Jurídica

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page